HIDRATAÇÃO: IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS

A água é o principal componente do nosso organismo. Ela atua no equilíbrio da
temperatura e atinge todas as células e todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro.

A boa hidratação é fator fundamental para que todas as funções sejam desempenhadas
de maneira adequada.

É possível verificar alguns sinais que mostram que os jovens estão bem hidratados,
como saliva bem fluida, língua e lábios úmidos e urina clara.

Para a população em geral, a recomendação é feita de acordo com a faixa etária.
Crianças entre 1 e 3 anos de idade devem consumir cerca de 1,3 litros de líquidos por
dia. Por outro lado, crianças entre 4 e 8 anos precisam de 1,7 litros diários.

Verificar a qualidade das bebidas também é fundamental, visando, principalmente,
evitar a ingestão excessiva de açúcares. A água participa das funções vitais e não
deve ser substituída. Os pais precisam incentivar o consumo da bebida, mesmo que
a criança não peça, explicando a importância dela. Sucos e chás também podem ser
oferecidos.

Outras formas para estimular a boa hidratação no verão:

– Inclua mais frutas nas refeições principais e nos lanches, como melancia, melão,
laranja e abacaxi.

– Coloque uma garrafinha de água na mochila da escola.

– As crianças imitam os adultos, principalmente os pais. Por isso, dê o exemplo e beba
água, várias vezes ao dia, em frente dos seus filhos.

– Mantenha sempre uma garrafa de água com você, caso a crianças fique com sede na
rua.

– Varie a oferta de líquidos. Além da água, ofereça água de coco, chá gelado e suco de
fruta natural.
Andréa Barros – Nutricionista

Fruta

Benefício

Laranja

Fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Seu sumo é de fácil digestão, ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.

Maçã

Auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e ajudam a digestão.

Abacaxi

Indicado por ser digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e cura laringites.

Mamão

Estimula e tonifica o organismo. É particularmente bom para a digestão e contêm substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas, além de proteger as mucosas dos intestinos.

Manga

Tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue.

Morango

Indicado em casos de diarreia, ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.

Maracujá

Tem propriedades antissépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e ainda é utilizado como calmante.

Acerola

Combate a debilidade e fadiga do organismo, a perda do apetite, e também as gripes e afecções pulmonares.

Açaí

Considerado um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C.

Melão e Melancia

Têm propriedades diuréticas, auxiliando no funcionamento dos rins.

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